Essa vovó veio da Espanha em 1923 para trabalhar nas lavouras de café em Bernardino de Campos, SP. No ano de 2002 tive a honra de pesquisar e escrever toda a trajetória dela e de minha família espanhola para desenvolver meu TCC no curso Fundamentos da Cultura e das Artes no Brasil oferecido pela UNESP.
Amo a herança espanhola, porém a cartomancia não veio desse lado da família. Apenas no ano passado descobri que minha bisavó, italiana da Calábria, era cartomante. Uma pena não ter tido muito contato com minha vovó paterna, certamente ela teria me contado sobre as cartas de sua mãe. De qualquer modo, minha herança espiritual falou mais alto e aqui estou: levando a cartomancia e o meu amor pelo povo cigano a todos que cruzam meu caminho.
O primeiro contato que tive com o baralho cigano foi em 2010 em uma festa cigana. Dançar em volta de uma fogueira foi a abertura de um portal que me conectou com a minha essência, um sentimento de êxtase ao encontrar algo que que há muitos anos vinha buscando: minha verdadeira missão. Nessa festa conheci Valquíria Gavenich e por meio de suas previsões, inicie minha trajetória no mundo cigano. A dança cigana foi o primeiro passo neste caminho sem volta que me faz sentir viva e útil.
Fiz meu primeiro curso de baralho cigano em 2010 com Rose de Sousa, em São Paulo, desde então comecei a estudar e praticar as cartas ciganas atendendo amigos e familiares. As previsões e conselhos foram tão pontuais, que nos anos subsequentes comecei a atender diariamente. Foram vários cursos, livros, palestras e workshops que trouxeram e continuam a trazer o universo da cartomancia em minha vida. Em 2020 com a profusão de cursos à distância devido à pandemia, iniciei minha jornada de estudos com a Tania Durão (Rio de Janeiro), Denis Mappelli (Rio Grande do Sul). Aprender com outros cartomantes é uma grande oportunidade. Ninguém sabe tudo neste universo da cartomancia, pois as cartas são atemporais e suas interpretações vão se moldando de acordo com a progressão do tempo e as mudanças na sociedade. Sendo assim, nunca deixo de participar de fóruns e grupos de estudos avançados para trocar conhecimentos que só adquirimos nas consultas diárias.
Foi também em 2020 que recebi meu cargo cigano (Phurí Dhieí) “conselheira” em uma iniciação cigana (Roti Diena). Essa iniciação espiritual me trouxe a segurança e a certeza de que estava pronta para iniciar meus cursos de baralho cigano. Em um ano formei 110 pessoas com muita ética, amor, profissionalismo e dedicação.
Meus conhecimentos acadêmicos e a experiência profissional de 30 anos como professora, editora e autora de livros didáticos de língua inglesa, facilitaram a criação do meu curso de baralho cigano.
O fato de ser fluente em inglês, amplia meus estudos e a troca de conhecimentos com cartomantes do mundo todo. Esse é o meu diferencial, pois também atendo consulentes europeus e norte-americanos.
Outro diferencial em meus atendimentos é o meu conhecimento de ervas, rezas e terapias, como Reiki e Barras de Access. Após as consultas sempre indico um tratamento adequado para cada consulente.